Aplicando a Palavra de Deus em situações práticas

“E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” Tiago 1:22

A Palavra de Deus nos ensina e nos desafia a mudar a nossa maneira de viver, servindo como verdadeira bússola que nos conduz de forma justa e digna pelo caminho. Diante das inúmeras situações diárias a que somos submetidos, a Palavra de Deus funciona como verdadeiro manual de conduta.

Os textos da Palavra de Deus são as respostas de que nós precisamos para vencer tentações, superar crises pessoais, crescer na fé, permanecer no caminho da justiça, dar bom testemunho perante os homens, glorificar a Deus em nossas atitudes, etc.

O Senhor Jesus aplicou a Palavra de Deus para vencer o tentador:

“E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.” (Mateus 4:3-10)

A seguir, alguns exemplos de como a Palavra de Deus pode ser aplicada. A ideia é dar uma resposta bíblica a uma situação real, de modo a superá-la.

Quando enfrentarmos adversidades:

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” João 16:33

Quando enfrentarmos situações de fome:

“Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.” (Romanos 14:17)

Quando recebermos mais tarefas que os demais:

“O maior dentre vós será vosso servo.” (Mateus 23:11)

Quando estivermos com dificuldade para perdoar:

“Se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas.” (Marcos 11:26)

Quando não pudermos comprar bens materiais:

“E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.” (Lucas 12:15)

Quando não ganharmos aquilo que desejamos:

“A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.” (2 Coríntios 12:9)

Quando formos maltratados por alguém:

“Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” (Romanos 12:21)

Quando estivermos angustiados, ansiosos ou inquietos:

“Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra.” (Salmos 46:10)

Quando formos tentados com os olhos:

“Não porei coisa má diante dos meus olhos” (Salmos 101:3)

A lista acima é apenas exemplificativa. O importante é lembrar que diante de muitas outras situações, o cristão poderá aplicar a Palavra de Deus ao seu caso concreto.

Porém, como somos humanos, nem sempre executamos todas essas coisas e consequentemente pecamos. O pecado ocorre, portanto, pelo fato de não aplicarmos a Palavra de Deus em nossas vidas.

Para o nosso próprio bem, é possível melhorar os nossos caminhos com a aplicação da Palavra de Deus, a Espada do Espírito, a qual devemos manusear bem. Para isso, precisamos:

1- Ler mais a Palavra:

“E andarei em liberdade; pois busco os teus preceitos” (Salmos 119:45)

“Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” (Salmos 119:105)

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8:32)

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;” (João 5:39)

2 – Vigiar mais:

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” (Mc 14:38)

“Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã” (Marcos 13:35)

“Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta” (Hebreus 12:1)

“Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios;” (1 Tessalonicenses 5:6)

3- Orar mais:

“Orai sem cessar.” (1 Tessalonicenses 5:17)

“Eu, porém, Senhor, tenho clamado a ti, e de madrugada te esperará a minha oração.” (Salmos 88:13)

 “De tarde e de manhã e ao meio-dia orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz.” (Salmos 55:17)

“E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus.” (Lucas 6:12)

4- Jejuar mais:

“E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.” (Atos 13:2)

“E disse-lhes: Esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum.” (Marcos 9:29)

Aplicar a Palavra de Deus é um exercício diário que requer dedicação e perseverança, mas que traz inúmeros benefícios ao próprio crente que a pratica.

Diante das situações da vida, é bom pensar no que faria o Senhor nessas ocasiões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *