O batismo com o Espírito Santo.

“E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.” Mateus 3:11

Antes de as pessoas começarem a ser batizadas pelo Espírito Santo, João Batista já havia feito uma clara distinção entre o batismo com água e o batismo com o Espírito Santo.

O médico grego e evangelista Lucas, que também é autor do livro de Atos dos Apóstolos, registrou a seguinte fala do Senhor Jesus Cristo:

“Um dia, quando estava com os apóstolos, Jesus deu esta ordem: — Fiquem em Jerusalém e esperem até que o Pai lhes dê o que prometeu, conforme eu disse a vocês. Pois, de fato, João batizou com água, mas daqui a poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo.” Atos 1:4-5

O referido evento do batismo ocorreu pouco tempo depois e está registrado no livro de Atos, capítulo 2.

O batismo pelo Espírito Santo é uma verdade bíblica inquestionável, porém acerca desse assunto, as pessoas costumam divergir em alguns pontos ou até mesmo negar que esse batismo ainda ocorra atualmente, o que é um engano.

O objetivo desse estudo é demonstrar que o batismo com o Espírito Santo ainda acontece atualmente e desfazer o mito de que ocorre apenas com a manifestação do dom de línguas desconhecidas (estranha ou dos anjos), o que não é verdade, conforme veremos até o fim.

Para demonstrar que o batismo com fogo não é uma promessa restrita aos tempos iniciais da igreja, observemos a seguinte fala do apóstolo Pedro:

“Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar.” Atos 2:38-39

Ao falar em “dom do Espírito Santo”, Pedro estava se referindo ao evento magnífico que aqueles ouvintes haviam presenciado pouco tempo antes, a saber, crentes que repentinamente começaram a falar em outros idiomas, mesmo sem nunca estudá-los antes. Esse acontecimento surpreendeu todos os judeus religiosos que tinham vindo de todas as nações do mundo para morar em Jerusalém (Atos 2:5), pois eles os ouviram falar no próprio idioma deles (Atos 2:6-8).

Em Atos 2:39, Pedro diz para esses mesmos homens que esse dom é para todos ainda quanto o Senhor chamar, mesmo os que estivessem longe, inclusive cronologicamente falando.

No decorrer da história, conforme registros no livro de Atos e nas cartas, encontramos mais eventos milagrosos em que outras pessoas foram atingidas pelo poder do Espírito Santo e manifestaram imediatamente algum tipo de dom, porque a promessa não estava restrita ao dia de Pentecostes (Atos 2).

Analisemos o seguinte caso:

“Enquanto Pedro falava estas palavras, o Espírito Santo caiu sobre todos os que ouviam a mensagem. E os fiéis que eram da circuncisão, que tinham vindo com Pedro, admiraram-se, porque também sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo. Pois eles os ouviam falando em línguas e engrandecendo a Deus. Então Pedro disse: — Será que alguém poderia recusar a água e impedir que sejam batizados estes que, assim como nós, receberam o Espírito Santo?” Atos 10:44-47

Ao ver as pessoas falando em línguas, Pedro diz que elas “receberam o Espírito de Deus”, e não que elas foram “batizadas pelo Espírito Santo”. Isso acontece porque a Bíblia não faz distinção entre “receber o Espírito Santo”, “ser batizado no Espírito Santo” ou “ser selado pelo Espírito Santo”. Tudo isso se refere ao mesmo momento no qual Deus reveste os homens de fé e lhes concede dons, a fim de que possam lhe servir nesta grande vinha.

O batismo/selamento com o Espírito Santo é o evento inicial que faz o ouvinte da verdadeira mensagem se tornar propriedade de Deus. É quando a criatura passa a ser chamada de filha de Deus (João 1:12).

“A mesma coisa aconteceu também com vocês. Quando ouviram a verdadeira mensagem, a boa notícia que trouxe para vocês a salvação, vocês creram em Cristo. E Deus pôs em vocês a sua marca de proprietário (selo) quando lhes deu o Espírito Santo, que ele havia prometido. O Espírito Santo é a garantia de que receberemos o que Deus prometeu ao seu povo, e isso nos dá a certeza de que Deus dará liberdade completa aos que são seus. Portanto, louvemos a sua glória.” Efésios 1:13,14 NTLH

Segundo Jesus, conforme João 3:5, nenhum homem pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água, que é a Palavra de Deus (Efésios 5:26), e do Espírito, por meio do recebimento/selamento/batismo pelo Espírito Santo. Ser batizado com fogo trata-se, portanto, de uma condição para ser salvo.

Por fim, aquelas pessoas “receberam o Espírito Santo” e começaram a falar em línguas mesmo antes de terem sido batizadas nas águas, pois elas haviam ouvido a mensagem verdadeira e crido. Aliás, o próprio fato de aqueles homens terem crido decorreu de uma ação prévia da parte de Deus, pois a fé é um dom de Deus (Efésios 2:8). Isso está em sintonia com o ensino da eleição, pois é Deus quem nos escolhe, conforme João 6:70, João 15:16, Romanos 8:33, Gálatas 1:15, Efésios 1:4 e muitas outras referências.

Vejamos agora um outro exemplo a seguir:

“¹ Enquanto Apolo estava na cidade de Corinto, Paulo viajou pelo interior da província da Ásia e chegou a Éfeso. Ali encontrou alguns cristãos ² e perguntou:  — Quando vocês creram, vocês receberam o Espírito Santo?   Eles responderam:  — Nós nem mesmo sabíamos que existe o Espírito Santo. ³ — Então que tipo de batismo vocês receberam? — perguntou Paulo.  — O batismo de João Batista! — responderam. ⁴ Então Paulo disse: — João batizava aqueles que se arrependiam dos seus pecados. E também dizia ao povo de Israel que eles deviam crer naquele que havia de vir depois dele, isto é, em Jesus. ⁵ Depois de ouvirem isso, aqueles homens foram batizados em nome do Senhor Jesus. ⁶ Aí Paulo pôs as mãos sobre eles, e o Espírito Santo veio sobre eles. Então começaram a falar em línguas estranhas e a anunciar também a mensagem de Deus. ⁷ Esses homens eram mais ou menos doze.” Atos 19:1-7

Mais uma vez, presenciamos um evento milagroso em que o Espírito de Deus, já depois do dia de Pentecostes, batizou/selou pessoas.

Claramente aqueles que afirmam que a profecia de Joel 2:28-32, acerca da promessa do derramamento do Espírito, foi cumprida e finalizada no dia de Pentecostes estão equivocados, pois ainda é para todos quantos o Senhor chamar.

Com o primeiro objetivo do estudo alcançado, isto é, demonstrado que o batismo com o Espírito Santo é uma promessa que ultrapassa o dia de Pentecostes (Atos 2), partamos agora para o segundo objetivo, qual seja, provar que o batismo com o Espírito Santo não acontece apenas com a manifestação do dom de línguas desconhecidas, mas com qualquer outro dom que Deus queira escolher.

Antes de vermos isso nas Escrituras, é bom registrar que há dois tipos de dons de línguas na Bíblia Sagrada.

Um deles é o dom de falar em outros idiomas conhecidos, como o mandarim, espanhol, inglês, hindi, português etc. Nesse caso, uma pessoa pode receber de Deus a imediata capacidade de falar em qualquer outro idioma existente no mundo, não precisando ter estudado para isso. Esse foi o dom que Deus concedeu aos homens no dia de Pentecostes (Atos 2), pois os demais judeus estrangeiros podiam entendê-los no próprio idioma de origem.

O outro é o dom de falar em línguas desconhecidas, também chamada de “língua dos anjos ou do céu” (1 Coríntios 13:1) e “línguas estranhas” (1 Coríntios 14:4;14).

Como se trata de uma língua totalmente desconhecida no planeta, é um dom de edificação pessoal, a não ser que a pessoa também possa traduzi-la.

“Pois quem fala em outra língua não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende, e em espírito fala mistérios. Mas o que profetiza fala aos homens, edificando, exortando e consolando. O que fala em outra língua a si mesmo se edifica, mas o que profetiza edifica a igreja.” 1 Coríntios 14:2-4

“Pelo que, o que fala em outra língua deve orar para que a possa interpretar.” 1 Coríntios 14:13

O dom de línguas desconhecidas é bíblico e ainda é para os nossos dias, não há dúvida, porém não é a única evidência de que alguém tenha sido selado/batizado pelo Espírito de Deus, como muitos acreditam por tradição.

O apóstolo Paulo, de maneira muito clara, registrou que o batismo com o Espírito Santo pode ocorrer com a manifestação de qualquer outro dom que Deus queira conceder, e não apenas com o dom de falar em línguas estranhas. Observe.

Em 1 Coríntios 12:7-11, o Apóstolo Paulo fala sobre a diversidade de dons, embora o Espírito seja o mesmo.

“A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso.  Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar; a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las. Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.” 1 Coríntios 12:7-11

Dos versículos 12 ao 27, Paulo compara o funcionamento da igreja ao funcionamento de um corpo humano, o qual tem vários órgãos e membros que servem a diferentes finalidades, ressaltando a necessidade de ocorrer o mesmo em relação à igreja, que é o corpo de Cristo, concluindo que:

“A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. 1 Coríntios 12:28.

Dito isso, Paulo perguntou:

Porventura, são todos apóstolos? Ou, todos profetas? São todos mestres? Ou, operadores de milagres? Têm todos dons de curar? Falam todos em outras línguas? Interpretam-nas todos?” 1 Coríntios 12:29-30.

Ciente de que nem todos têm o dom de falar em outras línguas, reconhecendo que cada membro ocupa o seu lugar no corpo, Paulo escreveu:

Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.” 1 Coríntios 12:13

Isso significa que aquele “elitismo espiritual” que alguns defendem, quando dizem que apenas os que falam em línguas estranhas são batizados pelo Espírito Santo, não encontra fundamento nas Escrituras Sagradas.

Além disso, não faz sentido um cristão que até já sente a presença do Espírito de Deus pedir para ser batizado pelo Espírito Santo, apenas porque ele não fala em línguas estranhas. Se ele já tem a presença do Espírito de Deus é porque ele já foi selado/batizado, porém recebendo um outro tipo de dom.

O dom de línguas dos anjos é real, porém não é a única evidência de que alguém seja batizado pelo Espírito de Deus, tendo em vista que um outro tipo de dom pode ser dado a essa pessoa no momento do recebimento do Espírito Santo.

Todas as pessoas que se chegam a Deus, com a fé verdadeira no Senhor Jesus Cristo, cientes de suas culpas e arrependidos por isso, recebem de Deus, no mínimo, um dom para trabalhar, conforme ensinamento contido na Parábola dos Talentos (Mateus 25:14-30).

Se você é cristão e ainda não conhece o seu próprio dom, ou mesmo desanimou na caminhada e deixou o dom “adormecer”, deixo o conselho do apóstolo Paulo a Timóteo:

“Por este motivo, te lembro que despertes o dom de Deus, que existe em ti pela imposição das minhas mãos.” 2 Timóteo 1:6

A Deus toda honra e toda glória!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *