Dicas para estudar e entender a Bíblia (2)

“⁴⁴ E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos. ⁴⁵ Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras. ⁴⁶ E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, ⁴⁷ E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.” Lucas 24:44-47

Os discípulos do Senhor Jesus tiveram o privilégio de poder aprender direto na fonte. Eles viram as profecias se cumprindo diante deles. Enquanto Jesus apenas contava parábolas aos demais, aos discípulos, porém, as explicava. Mesmo assim, após mais de três anos de convivência, eles ainda não compreendiam as Escrituras, sendo necessária uma intervenção divina para que pudessem realmente entendê-las.

Se os discípulos mais próximos que andaram com o Senhor Jesus tiveram dificuldades e precisaram de uma ajuda a mais com as Escrituras, imagine nós agora. Porém, embora o Senhor não esteja presente fisicamente como antes, temos agora a presença do Espírito Santo conosco, o qual pode nos ensinar e nos ajudar a compreender as Escrituras Sagradas da maneira correta.

Nesse maravilhoso processo do aprendizado, existe algo que possamos fazer? É o que veremos a seguir.

1. Orar pedindo a Deus o entendimento

O passo inicial para quem quer ser abençoado com mais entendimento nas Escrituras Sagradas é fazer esse pedido a Deus. O ato de pedir entendimento nas Escrituras é também um ato de humildade e demonstra que o cristão realmente depende de Deus nessa busca por mais saber.

“Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual;” Colossenses 1:9

Depois que você orou, o Espírito Santo o ajudará a entender e a lembrar de tudo o que aprendeu.

“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” João 14:26

2. Ler e meditar nas Escrituras (foco na qualidade, e não na quantidade)

“Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.” Salmos 1:2

Meditar não é sinônimo de ler, mas de pensar no que leu. Uma pessoa que lê muito a Bíblia não estará necessariamente meditando nela e isso é perigoso. Meditar nas Escrituras, e na presença do Espírito Santo, permitirá que o cristão faça descobertas incríveis e alcance um entendimento mais profundo.

Na prática, em vez de procedermos à leitura volumosa e apressada das Escrituras, prefiramos uma leitura lenta e pausada, com atenção nos detalhes, sem pressa, procurando nos inserir nas cenas como se fôssemos espectadores delas. Meditemos acerca das leituras dos textos bíblicos e sobre como os aplicaremos em nossas vidas.

3. Estudar o texto dentro do contexto.

A Bíblia Sagrada é um livro espiritual, inspirado pelo Espírito Santo de Deus e que demanda uma atenção especial aos detalhes, os quais podem facilmente passar despercebidos numa leitura desatenta.

Mesmo os textos aparentemente mais simples e conhecidos podem revelar verdadeiros tesouros escondidos e nos surpreender, quando interpretados da forma correta, quando observados dentro do contexto.

Por exemplo, ao examinar o texto a seguir isoladamente, a primeira ideia que temos é a de que Jesus estava mandando alguém examinar as Escrituras Sagradas. Correto?

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;” João 5:39

Porém observando o texto no contexto, vemos que Jesus estava falando para judeus que já examinavam as Escrituras Sagradas incansavelmente e, ainda assim, queriam matá-lo (Versículo 18).

Jesus não estava dando uma ordem, mas dizendo que eles realmente examinavam as Escrituras, pois os judeus cuidavam ter nelas a vida eterna. O problema daqueles judeus é que eles estudavam muito, mas não conseguiam encontrar o Messias que lhes falava (Versículo 43), embora as Escrituras testificassem dele.

A palavra grega originária para a palavra “Examinais” é o verbo Ερευνάω (erevnáu), o qual admite tradução no modo Indicativo (fato ou ação habitual) ou Imperativo (ordem).

Para ser uma ordem, o verbo “Examinar” deveria estar conjugado como “Examinai” (Imperativo), e não como “Examinais”, que é a segunda pessoa do plural do presente do modo Indicativo (eu examino, tu examinas, ele/ela examina, nós examinamos, vós examinais, elas/elas examinam). Observando o contexto, o tradutor acertadamente colocou o verbo no modo Indicativo, dando ideia de que Jesus apenas está fazendo uma observação acerca de uma ação habitual da vida dos judeus que o queriam matar, afinal eles realmente examinavam as Escrituras Sagradas, porém não encontravam o Messias nelas.

Observe agora o texto dentro do contexto:

“³⁷E o Pai, que me enviou, ele mesmo testificou de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes o seu parecer. ³⁸E a sua palavra não permanece em vós, porque naquele que ele enviou não credes vós. ³⁹(vós) Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam (Jesus interpolando /explicando); ⁴⁰ E (= mas) não quereis vir a mim para terdes vida.” João 5:37-40

Vejamos a mesma estrutura acima, só que agora com outro verbo no lugar:

“Vós andais pelas ruas, porque vós gostais de passear, e são elas que me preocupam”.

4. Jamais ir além das Escrituras

“E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro.” 1 Coríntios 4:6

No decorrer da história, vemos casos de pessoas que alegaram ter vivido experiências sobrenaturais, encontros com anjos e, a partir daí, trouxeram ensinos que foram além das Escrituras, a exemplo de Joseph Smith (Mórmon), com o seu “Outro Evangelho de Cristo” e Ellen White (Adventista), com algumas doutrinas estranhas à Bíblia, como a do sono da alma e juízo investigativo e muitas outras pessoas que apenas interpretaram muito mal as Escrituras, como Charles Taze Russell (fundador das Testemunhas de Jeová), que nega a divindade do Senhor Jesus Cristo, dando origem a muitas denominações.

Seria impossível identificar e elencar aqui todas as doutrinas e ensinos que vão além das Escrituras, porém para fins didáticos, vou citar alguns deles:

Batismo de bebês e pelos mortos, indulgências, Maria como medianeira, purgatório, dízimo em dinheiro, o sono da alma, juízo investigativo, Espírito Santo como apenas uma força ativa de Deus, pré-tribulacionismo, igreja como Noiva de Cristo e uma série de outras.

Isso sem mencionar as coisas que se dizem por tradição, como a teoria da corda amarrada nos sacerdotes antes de entrarem no Santo dos Santos, para que, no caso de morte, pudessem ser puxados para fora. Essa informação não consta em lugar algum da Bíblia, mas provém do Zohar, um escrito judaico surgido na Espanha por volta do século XIII, de conteúdo esotérico e místico.

“¹¹ Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém.” 1 Pedro 4:11

E quem ouvir, examine nas Escrituras Sagradas, como fizeram os bereanos.

“Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.” Atos 17:11

Não é nossa culpa que tenhamos aprendido alguma coisa do jeito errado, ainda mais quando numa fase em que apenas engatinhávamos na presença de Deus. Porém agora que estamos alcançando uma maturidade, dia após dia, abandonemos as coisas de menino.

“Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.” 1 Coríntios 13:11

“Considera o que digo, e o Senhor te dê entendimento em tudo.” 2 Timóteo 2

Para mais dicas como estas, veja esse outro estudo: https://www.evangelismo.blog.br/2018/11/10/dicas-para-estudar-e-entender-a-biblia/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *