Livre arbítrio, eleição, predestinação: dá para conciliar?

O livre arbítrio é compreendido como a capacidade de o homem escolher entre o bem e o mal, o certo e o errado, e de crer e receber o Senhor Jesus Cristo como salvador de sua vida, mediante decisão pessoal baseada em suas próprias convicções.

Nesse texto, rebaterei essa teoria e defenderei a doutrina bíblica sobre a eleição e predestinação, sempre fundamentando nas Escrituras Sagradas.

Para começar, observemos o seguinte texto:

“Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” (João 1:11-13)

O texto é claro ao dizer que o “nascer novamente” não depende da vontade humana, nem da carne, mas do próprio Deus. Isso significa que o homem depende totalmente de Deus para nascer novamente, compreender a Palavra de Deus e receber o Senhor Jesus Cristo como o salvador de sua vida. Onde está o livre arbítrio nisso tudo?

Continuando, Jesus nos ensina que:

“Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.” (João 6:44)

“E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido.” (João 6:65).

Está claro que ninguém pode crer na Palavra de Deus e receber o Senhor Jesus, se Deus não conceder isso ao homem. Estamos diante de uma eleição prévia, e não da capacidade humana de crer e escolher Deus por seus próprios méritos.

O ensino sobre o livre arbítrio coloca o homem como elemento de destaque no processo de salvação, atribuindo a este a glória de ter sido capaz de concluir pela existência de Deus e de segui-lo.

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.” (Efésios 2:8)

O homem natural jamais poderá acreditar na Palavra de Deus, a não ser que Deus lhe conceda a fé para a salvação. Como disse Paulo aos efésios, a fé é um dom (presente) de Deus.

Observe como isso acontece na prática:

“Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR?” (Isaías 53:1)

Se o “braço do Senhor” não se manifestar para alguém, ainda que o pregador da Palavra de Deus fale por horas, ele não conseguirá converter o ouvinte. Ainda que escute a pregação da Palavra de Deus, o homem não será capaz de compreender as coisas de Deus de forma espontânea. É necessário que Deus abra o entendimento dos ouvintes:

“Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.” (1 Coríntios 2:14)

Mesmo os discípulos de Jesus, que já haviam caminhado com Jesus desde o princípio, testemunhando os milagres, ouvindo os sermões e a explicação das parábolas acerca do reino de Deus, mesmo estes ainda precisavam ter o entendimento aberto, para que fossem e pregassem a Palavra de Deus:

“Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.” (Lucas 24:45)

Saulo era um homem muito religioso, zeloso, mas não conhecia a verdadeira fé, por ainda não ter sido chamado pelo Senhor Jesus Cristo. Ele acreditava no Deus de Israel, mas perseguia esse mesmo Deus por causa de suas convicções equivocadas. Em resposta, o Deus de Israel falou para ele:

“Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.” (Atos 9: 5)

O próprio apóstolo Paulo relatou como foi a sua vida (quando ainda era chamado Saulo), antes de conhecer o Senhor Jesus Cristo:

“Porque já ouvistes qual foi antigamente a minha conduta no judaísmo, como sobremaneira perseguia a igreja de Deus e a assolava. E na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais. Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios (…)” (Gálatas 1:13-16)

Mais uma vez, observamos a eleição presente no texto bíblico, pois Paulo foi separado para ser apóstolo entre os gentios mesmo antes de ter nascido. Onde está o livre arbítrio aí?

“Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.” (João 15:16)

No texto acima, Jesus fala abertamente sobre a eleição, a qual é incompatível com a teoria do livre arbítrio.

Ao contrário do que é dito por muitos, o nome dos salvos foi escrito no livro da vida ainda antes da fundação do mundo, e não quando os crentes confessam a Cristo ou se batizam nas águas.

“E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.” (Apocalipse 13:8)

Antes da fundação do mundo, Deus já havia nos elegido (escolhido):

“Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;” (Efésios 1:4)

“Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade;” (2 Tessalonicenses 2:13)

Depois disso tudo, asseguro a você que acreditar em livre arbítrio é um grande engano, o qual glorifica a carne, e não a Deus.

“Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele.” (1 Coríntios 1:27-29)

Se eu fui a Deus por causa do meu livre arbítrio, então a gloria pertence a mim (a minha carne se glorifica). Mas se eu fui a Deus por causa da eleição, a glória pertence a Deus.

Os eleitos jamais perderão a salvação, porque é Deus quem os justifica:

“Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.” (Romanos 8:33)

Porque é Deus quem nos dá graça para andar sermos vencedores.

“Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo.” (1 Coríntios 15:10)

O salvo mantém-se na condição de salvo, não por que mereça isso, mas porque é preparado para isso, porque é capacitado e revestido para viver como um salvo:

“Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;” (Filipenses 1:6)

“E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus nos chamou à sua eterna glória, depois de havemos padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoe, confirme, fortifique e estabeleça.” (1 Pedro 5:10)

O salvo produz bons frutos porque é transformado (preparado, capacitado) por Deus para isso. Deus tem o poder para refazer o vaso, porque Ele é como o oleiro de Jeremias 18.

Se nós recebemos o conhecimento da verdade, devemos agradecer a Deus por isso, e não passar a questioná-lo, como fizeram alguns no passado:

“Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição; Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou, Os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?” (Romanos 9:20-24) 

O predestinado para a salvação precisará ouvir a pregação da Palavra de Deus (convite ou chamado), para que possa confessar o Senhor Jesus Cristo publicamente (Mateus 10:32, Romanos 10:9) e assim se cumprir o que foi dito:

“E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.” (Romanos 8:30)

“Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.” Mateus 22:14

“Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.” (João 10:16)

Ouvirão a voz do Senhor porque o Senhor dará para eles “ouvidos para que ouçam” e esclarecimento dos mistérios do reino de Deus.

“E ele disse-lhes: A vós vos é dado saber os mistérios do reino de Deus, mas aos que estão de fora todas estas coisas se dizem por parábolas, para que, vendo, vejam, e não percebam; e, ouvindo, ouçam, e não entendam; para que não se convertam, e lhes sejam perdoados os pecados.” (Marcos 4:11-12)

O conhecimento acerca dos mistérios do reino de Deus, a fé e a salvação vem de Deus e apenas para aqueles que Ele escolheu ainda antes da fundação do mundo. Qualquer ensino diferente desse deve ser rechaçado, como é o caso da teoria do livre arbítrio.

Comments

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    hubner.rocha

    Ótima observação! Reformulei a frase, pois Saulo era, na verdade, um salvo, embora ele ainda não soubesse. Por ser salvo, ele não morreria como um terrível perseguidor da igreja, mas sim como um servo do Senhor Jesus Cristo, a quem ele perseguia. Portanto agora ficou assim: “Saulo era um homem muito religioso, zeloso, mas não conhecia a verdadeira fé, por ainda não ter sido chamado pelo Senhor Jesus Cristo”.

    O predestinado será chamado para a fé em algum momento da vida e aceitará esse chamado, justamente por ser predestinado a isso. Isso aconteceu quando Jesus chamou o publicano Levi (Lucas 5:27)

    Quanto à forma de viver, é impossível que o eleito consciente de sua vocação e eleição não obtenha alguma mudança para melhor e uma mudança na sua forma de pensar (2 Coríntios 5:17). Ele mudará, não para ser salvo, mas porque é salvo. Mudará por agora ter consciência de sua eleição no Senhor. Porém se um crente eleito permanece no erro, por ser filho ele será punido (Hebreus 12:6), podendo mesmo ter o seu corpo destruído por causa do pecado, mas tendo ainda o espírito salvo por ser escolhido (1 Coríntios 5:5), embora com perda de galardão (2 João 1:8, 1 Coríntios 3:13-15). Como é o Espírito de Deus que convence o homem do pecado (João 16:8), Ele convencerá a todos os comprados pelo sangue do Cordeiro, ainda que na última hora de trabalho (Mateus 20:1-16).

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