O motivo da grande apostasia

“Irmãos, quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e o nosso reencontro com ele, rogamos a vocês que não se deixem abalar nem alarmar tão facilmente, quer por profecia, quer por palavra, quer por carta supostamente vinda de nós, como se o dia do Senhor já tivesse chegado. Não deixem que ninguém os engane de modo algum. Antes daquele dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem do pecado, o filho da perdição. Este se opõe e se exalta acima de tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, a ponto de se assentar no santuário de Deus, proclamando que ele mesmo é Deus.” 2 Tessalonicenses 2:1-4

A Bíblia nos adverte expressamente sobre um evento futuro chamado de “a apostasia”. Esse evento será marcado por uma grande debandada de cristãos de sua fé. É verdade que a apostasia sempre existiu, mas nada se compara ao que está por vir e que está reservado para o final.

Além da perseguição contra a fé, que pode provocar o movimento apostático, a Bíblia fala sobre alguma ação capaz de provocar o mesmo efeito? É isso que veremos nesse estudo, criado com intuito de fortalecer a sua fé no Criador, ao mesmo tempo em que procura revelar as estratégias do inimigo, de modo a prepará-lo para se proteger do que está por vir.

“Os dez chifres são dez reis que sairão desse reino. Depois deles um outro rei se levantará, e será diferente dos primeiros reis. Ele falará contra o Altíssimo, oprimirá os seus santos e tentará mudar os tempos e as leis. Os santos serão entregues nas mãos dele por um tempo, tempos e meio tempo’. “Mas o tribunal o julgará, e o seu poder será tirado e totalmente destruído para sempre. Então a soberania, o poder e a grandeza dos reinos debaixo de todo o céu serão entregues nas mãos dos santos, o povo do Altíssimo. O reino dele será um reino eterno, e todos os governantes o adorarão e lhe obedecerão. “Esse é o fim da visão. Eu, Daniel, fiquei aterrorizado por causa de meus pensamentos, e meu rosto empalideceu, mas guardei essas coisas comigo”.” Daniel 7:24-28

O inimigo fará no futuro o que ele já fez antes, sempre usando a própria Palavra que Deus falou, seja se opondo a ela ou torcendo-a. Foi assim quando ele arrebanhou um terço dos anjos do céu.

“Então apareceu no céu outro sinal: um enorme dragão vermelho com sete cabeças e dez chifres, tendo sobre as cabeças sete coroas. Sua cauda arrastou consigo um terço das estrelas do céu, lançando-as na terra. O dragão colocou-se diante da mulher que estava para dar à luz, para devorar o seu filho no momento em que nascesse.” Apocalipse 12:3,4

Foi assim, quando ele enganou Eva, que depois convenceu Adão:

“Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.” Gênesis 3:1-6

Foi assim, quando tentou enganar Jesus

Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. O tentador aproximou-se dele e disse: “Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães”. Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’”. Então o diabo o levou à cidade santa, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse: “Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui para baixo. Pois está escrito: ‘Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra’”. Jesus lhe respondeu: “Também está escrito: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’”. Depois, o diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor. E lhe disse: “Tudo isto lhe darei, se você se prostrar e me adorar”. Jesus lhe disse: “Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’”. Então o diabo o deixou, e anjos vieram e o serviram.” Mateus 4:1-11

Mas que tipo de palavras o inimigo proferirá?

Ao longo da história, o inimigo revelou sua estratégia de atacar a Palavra de Deus para atingir os seus objetivos. No futuro, o inimigo continuará com a mesma estratégia.

A Bíblia foi o livro mais perseguido da história. É verídico que, durante todo esse tempo, trechos da Bíblia foram suprimidos, como o livro de Enoque; alguns outros adulterados, a exemplo dos vários textos da versão Novo Mundo das Escrituras, das Testemunhas de Jeová, conforme declaração de inúmeros eruditos e críticos textuais; e alguns textos heréticos incluídos, como o livro de Tobias, presente nas Bíblias Católicas, sempre com a intenção de prejudicar a doutrina e a fé dos salvos.

Prova inequívoca disso é que hoje, nós temos versões da Bíblia com 66 livros (Bíblia Protestante), 73 (Bíblia Romana) e 78 livros (Bíblia Ortodoxa), fora as versões com textos descaradamente adulterados que estão surgindo recentemente para sustentar heresias ou práticas pecaminosas cometidas por determinados grupos sociais. Portanto, ninguém em sã consciência diria que todas essas versões da Bíblia estão corretas.

Por essa razão, é correto dizer que a Bíblia contém a Palavra de Deus, e não que ela seja a própria Palavra de Deus. A Bíblia Sagrada, nas versões históricas e confiáveis, apesar de alguns problemas pontuais de tradução, é mais do que suficiente para nos conduzir ao arrependimento dos pecados e à presença do do Senhor Jesus Cristo, o Unigênito de Deus, a expressa imagem de Deus, mas sigamos ao assunto do estudo.

Segundo o profeta Daniel registrou, “o inimigo  falará contra o Altíssimo, oprimirá os seus santos e tentará mudar os tempos e as leis.”. As pessoas não aceitarão facilmente uma mudança na lei, a não ser que estejam “convencidas” de que a lei seja digna de sofrer alguma alteração.

Por enquanto, você não vê nenhum esforço realmente grande no sentido de combater a veracidade dos textos bíblicos, porém, chegará o momento em que o inimigo fará uso de todos os recursos para que possa “falar contra o Altíssimo”, principalmente nas redes sociais e imprensa. Quando esse dia chegar, muitos não estarão preparados para ouvirem os duros ataques que serão dirigidos ao caminho da verdade, em razão de sempre acreditarem que a Bíblia era 100% precisa, o que não é verdade, como já mencionado acima, em razão das variações entre as diversas versões existentes e alguns problemas pontuais de tradução presentes, inclusive, nas versões tradicionais e históricas.

Numa época de rápido desenvolvimento das inteligências artificiais, quanto tempo levará até que alguém configure uma dessas inteligências para explorar inconsistências na Bíblia, a fim de usá-las depois para oprimir a fé dos cristãos?

Veremos a seguir alguns exemplos extraídos das Escrituras, para mostrar de pequenos erros involuntários de tradução a acréscimos ilegítimos e intencionais.

O objetivo deste autor não é escandalizar o leitor, mas sim o de prepará-lo para o dia em que o inimigo falará grandes palavras contra o Altíssimo no futuro, de modo que a sua fé não esteja baseada em uma suposta “infalibilidade da Bíblia”, mas sim na infalibilidade de Deus.

Observemos as referências indicadas na sequência:

“Não matarás.” Deuteronômio 5:17  

Nesse caso, temos um erro de tradução. A palavra “rãsah” pode ser melhor traduzida pela palavra assassinar. Um efeito prático disso é que Deus não proibiu o ato de matar em legítima defesa, quando esta for a única solução possível, e em cenários de guerra.

* * * * * * * * * * * *

 “Então se realizou o que vaticinara o profeta Jeremias: Tomaram as trinta moedas de prata, preço do que foi avaliado, que certos filhos de Israel avaliaram,” Mateus 27:9

Acima, notamos um erro na identificação do nome do profeta que escreveu sobre o evento das trinta moedas. O profeta que profetizou esse evento foi Zacarias, e não o profeta Jeremias:

“O Senhor, pois, disse-me: Arroja isso ao oleiro, esse belo preço em que fui avaliado por eles. E tomei as trinta moedas de prata, e as arrojei ao oleiro, na casa do Senhor.” Zacarias 11:13

* * * * * * * * * * * *

As ocorrências indicadas acima se tratam de erros meramente técnicos, oriundos de falhas no procedimento de tradução ou cópia das Escrituras. São, portanto, facilmente identificáveis e contornáveis, não trazendo maiores prejuízos para os leitores.

Porém o que realmente enfraquecerá a fé de alguns serão os ataques que mencionem textos que coloquem em suspeita a honestidade, santidade e justiça do Deus Altíssimo, como o texto a seguir. Já adianto que se trata de uma inclusão indevida nas Escrituras Sagradas, conforme a explicação disponível logo na sequência.

“Micaías prosseguiu: “Ouçam a palavra do Senhor: Vi o Senhor assentado em seu trono, com todo o exército dos céus à sua direita e à sua esquerda. E o Senhor disse: ‘Quem enganará Acabe, rei de Israel, para que ataque Ramote-Gileade e morra lá? ’ “E um sugeria uma coisa, outro sugeria outra, até que, finalmente, um espírito colocou-se diante do Senhor e disse: ‘Eu o enganarei’. ” ‘De que maneira? ’, perguntou o Senhor. “Ele respondeu: ‘Irei e serei um espírito mentiroso na boca de todos os profetas do rei’. “Disse o Senhor: ‘Você conseguirá enganá-lo; vá e engane-o’. “E o Senhor pôs um espírito mentiroso na boca destes seus profetas. O Senhor decretou a sua desgraça”.” 2 Crônicas 18:18-22

Segundo o texto, que também está presente em 1 Reis 22, Deus fez uma parceria com um espírito de mentira para induzir um rei ao engano de travar uma guerra que ele não poderia vencer, a qual causaria a morte dele e a de seus soldados.

A verdade é que Deus jamais faria parcerias desse tipo, pois Ele mesmo “não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa” (Números 23:19). Entre a luz e as trevas, não existe comunhão alguma, conforme 1 João 1:5 e 2 Coríntios 6:14.

Um texto como esse demanda uma análise mais detida e bastante cuidadosa. A Bíblia nos adverte sobre inclusões e exclusões de seu próprio texto (Apocalipse 22:18-19) e também sobre os falsos profetas que anunciam sonhos e visões sem nenhuma correspondência com a verdade. Observe:

“‘Sou eu apenas um Deus de perto’, pergunta o Senhor, ‘e não também um Deus de longe? Poderá alguém esconder-se sem que eu o veja? ‘, pergunta o Senhor. ‘Não sou eu aquele que enche os céus e a terra? , pergunta o Senhor. ‘Ouvi o que dizem os profetas, que profetizam mentiras em meu nome, dizendo: ‘Tive um sonho! Tive um sonho!’ ‘Até quando os profetas continuarão a profetizar mentiras e as ilusões de suas próprias mentes? Eles imaginam que os sonhos que contam uns aos outros farão o povo esquecer o meu nome, assim como os seus antepassados esqueceram o meu nome por causa de Baal. O profeta que tem um sonho, conte o sonho, e o que tem a minha palavra, fale a minha palavra com fidelidade. Pois o que tem a palha com o trigo?’, pergunta o Senhor. ‘Não é a minha palavra como o fogo’, pergunta o Senhor, ‘e como um martelo que despedaça a rocha?’ ‘Portanto’, declara o Senhor, estou contra os profetas que roubam uns dos outros as minhas palavras. Sim‘, declara o Senhor, ‘estou contra os profetas que com as suas próprias línguas declaram oráculos. Sim, estou contra os que profetizam sonhos falsos‘, declara o Senhor. ‘Eles os relatam e com as suas mentiras irresponsáveis desviam o meu povo. Eu não os enviei nem lhes autorizei; e eles não trazem benefício algum a este povo’, declara o Senhor.” Jeremias 23:23-32

Se você é daqueles que não admitem a hipótese de a Bíblia não ter sofrido intervenções maliciosas no decorrer do tempo, pode ser que ainda não tenha lido o livro de Tobias, presente apenas nas versões da Bíblia Católica Romana e Ortodoxa.

Segundo esse livro, esmolas são capazes de livrar pessoas do pecado e da morte (Tobias 4:11) e partes de um peixe possuem propriedades curativas e milagrosas, a exemplo da fumaça de um coração colocado sobre uma brasa, capaz de expulsar toda a espécie de espíritos malignos, fazendo que eles jamais voltem para o antigo receptáculo (Tobias 6:7-9). Além disso, o suposto anjo de Deus que aparece para Tobias mente acerca da própria identidade (Tobias 5:16).

A verdade é que a remissão dos pecados é obtida apenas através da fé no Senhor Jesus Cristo (João 14:6), o qual nos livra do pecado e da morte, e que certos tipos de demônios somente podem ser expulsos através de oração e jejum (Marcos 9:29), mesmo assim podendo voltar a ocupar o antigo receptáculo, no caso de este se desviar da presença de Deus (Lucas 11:24).

Se considerarmos que entre 60% e 70% dos cristãos brasileiros são católicos e que apenas entre 20% a 30% são evangélicos, segundo a FGV e o Datafolha, temos que a grande maioria dos cristãos brasileiros têm acesso às doutrinas hereges contidas no livro de Tobias.

A grande apostasia virá e será provocada por uma série de ataques à Bíblia Sagrada, concentrados principalmente nos textos que prejudicam a reputação de Deus ou que expõem contradições sérias, textos que, na verdade, foram introduzidos maliciosamente para desviar o povo de Deus do caminho da verdade, como bem disse o profeta Jeremias (23:23-32).

A Bíblia é fonte de conhecimento para a salvação, traz as profecias que se cumprem em nossos dias, fala da morte e ressurreição do Senhor Jesus Cristo, inclusive trazendo registro de muitas testemunhas oculares desse fato, muitas delas perseguidas e mortas por não abrirem mão dessa fé. Porém deve ser levado em conta que um ou outro texto pode não representar a verdade, principalmente quando colocar sob suspeita a santidade, a bondade e a justiça de Deus.

“Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;
E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.” Apocalipse 22:18,19

A Bíblia admite a possibilidade de ser modificada, porém a um alto preço para quem o fizer. Fique em paz, fortaleça a sua fé no Senhor Jesus e esteja preparado para não sucumbir na grande apostasia, pois o tempo está próximo. Lembre-se disto: a bondade, a justiça e a santidade de Deus são inquestionáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *